Análise Multivariada em Inventário Florestal Contínuo
Bookreader Item Preview
Share or Embed This Item
- Publication date
- 2023-03
- Topics
- Estatística, Métodos Quantitativos
- Collection
- booksbylanguage_portuguese; booksbylanguage
- Language
- Portuguese
O livro que o Prof. Waldenei Travassos de Queiroz nos entrega foi elaborado para ampliar as alternativas de estudantes e profissionais para lidar com a complexidade das florestas, por meio da aplicação de métodos estatísticos multivariados.
As florestas desempenham importantes e múltiplas funções que dão suporte à vida humana na terra. Elas nos entregam produtos, serviços ambientais e valores culturais, continuamente. O desafio de conservar e usar sustentavelmente essas florestas deve ser enfrentado com base na ciência e no conhecimento, como forma de garantir, também às gerações futuras, os benefícios que temos recebido delas.
O Brasil detém cerca de 500 milhões de hectares de florestas, posicionando-se como a segunda maior extensão florestal do mundo, segundo estimativas da FAO em 2020. Não há como conhecer e manejar as nossas florestas sustentavelmente para atender as necessidades da sociedade sem dispor de dados e métodos objetivos para subsidiar as melhores decisões, em todas as escalas. Conhecer as florestas é do que tratam os inventários florestais, seja em levantamentos pontuais ou em múltiplas ocasiões no tempo.
O inventário florestal contínuo é a principal ferramenta de monitoramento florestal a partir de dados de campo, sendo que quando este é baseado em medidas repetidas obtidas de parcelas permanentes, torna-se uma preciosa fonte de dados sobre a dinâmica, o crescimento e a produção florestal.
O manejo de florestas naturais da Amazônia é uma alternativa legítima de uso com a garantia da permanência da floresta, seus serviços e funções, em longo prazo. Mas ainda há muito que descobrir para o seu refinamento. No caso da produção de madeira, o manejo das florestas amazônicas baseia-se na colheita de algumas árvores por unidade de área e de um período de tempo de espera, ou de pousio, para que a floresta se recupere e possa ser explorada novamente.
Durante o período de pousio, que leva anos, as parcelas permanentes são medidas periodicamente, gerando dados sobre o crescimento das espécies e a evolução da recuperação da capacidade produtiva da floresta. Como o manejo florestal é uma atividade de longo prazo, dispor de métodos que estimem o tempo exato em que as árvores de espécies comerciais atingirão a maturidade para nova colheita é um importante passo para um bom planejamento.
E ao observarmos as variáveis e complexidades das florestas tropicais, que são múltiplas, vemos que o emprego da análise multivariada pode alavancar o potencial de resposta dos inventários florestais substancialmente, ampliando as possibilidades para um melhor uso e conservação das florestas. Este é o caso, por exemplo, do Inventário Florestal Nacional, que além de ser um inventário florestal contínuo, em escala nacional, também abrange variáveis biofísicas, ambientais e sociais relacionadas às florestas, compondo múltiplas dimensões e variáveis. O livro Análise Multivariada em Inventário Florestal Contínuo cobre uma lacuna na ciência florestal, particularmente de métodos para análise de medidas repetidas no tempo, mas também com aplicação desses métodos na solução de vários problemas clássicos desta área da ciência. De forma detalhada e didática, ele oferece os fundamentos necessários para o entendimento teórico, como a álgebra de matrizes e vetores, as pressuposições para a análise de inventários florestais contínuos, a análise de variância multivariada e noções sobre a regressão não linear no contexto do tema central do livro. Objetivamente, o livro oferece exemplos de situações típicas de inventário florestal contínuo em que os métodos de análise multivariada podem ser aplicados pelo manejador, envolvendo perfis de espécies e métodos de manejo, como bases para subsidiar importantes decisões econômicas e silviculturais. Exemplos numéricos, bancos de dados, rotinas computacionais e os procedimentos necessários para a aplicação dos métodos de análise também são apresentados e tornam o livro didático e ainda mais valioso.
As florestas da Amazônia são complexas e ainda há muito a conhecer, e assim é também o seu manejo e, por isso, precisamos dispor de dados e métodos que nos permitam maior aproximação de seu entendimento e compreensão, de modo que possamos encontrar melhores caminhos para a sustentabilidade, e a estatística e os inventários florestais, sem dúvida são ferramentas de que dispomos para isso.
Finalmente, é muito importante destacar a grande contribuição que o autor trouxe, ao longo de sua brilhante carreira como Engenheiro Florestal com Pós-graduação em Métodos Estatísticos, para o ensino e compreensão das teorias que suportam e permitem, cada vez mais, uma visão ampliada dos inventários florestais.
Joberto Veloso de Freitas-Professor da UFAM
Doutor pela Universidade de Aberdeen, Escócia.
- Addeddate
- 2023-03-30 16:59:46
- Identifier
- multivariada-florestal
- Identifier-ark
- ark:/13960/s22v4vsdcbh
- Ocr
- tesseract 5.3.0-3-g9920
- Ocr_detected_lang
- pt
- Ocr_detected_lang_conf
- 1.0000
- Ocr_detected_script
- Latin
- Ocr_detected_script_conf
- 0.9632
- Ocr_module_version
- 0.0.20
- Ocr_parameters
- -l por
- Ppi
- 300
- Scanner
- Internet Archive HTML5 Uploader 1.7.0
comment
Reviews
There are no reviews yet. Be the first one to
write a review.
27 Views
DOWNLOAD OPTIONS
IN COLLECTIONS
Portuguese : Books by Language Books by LanguageUploaded by Editora Poisson on